sábado, 25 de maio de 2013

O perigo da vaidade.



Nunca repreenda uma pessoa vaidosa; ela o odiará por isso. Mas, se você corrigir uma pessoa sábia, ela o respeitará. – Provérbios 9.8

As vezes as pessoas perguntam como pode estar na igreja e a vida não mudou tanto como o esperado, ela até conseguiu uma cura, uma benção, alguma coisa que sabe que foi Deus que fez, porém não vê mais o poder de Deus se manifestar seja usando a vida dela, ou seja até mesmo para responder sua oração. E aí será que Deus está distante, ou será que Ele mudou ? não seria mais o mesmo? 

Na verdade é a pessoa que ao aprender um pouco sobre Deus, sobre uma doutrina, até mesmo receber responsabilidades, começou a se achar grande o suficiente, para não precisar mais ouvir conselhos, nem repreensões seja de quem for... Enfim o que fez a pessoa conhecer a Deus, ou ao menos chegar até a casa d'Ele, foi a humildade, porém ela mudou, deixou o orgulho e arrogância entrarem, junto com isso se tornando uma pessoa vaidosa, que odeia ser chamada a atenção, só enxerga defeito no próximo e não nela, pois acha, apenas ela acha ter alcançado uma perfeição, o orgulho é tanto que esquece que só o Senhor Jesus foi perfeito enquanto esteve aqui.

Como ajudar esse tipo de pessoa ? é difícil, pois você vai falar, e ela pouco vai querer ouvir sem te odiar pela verdade, se esquecendo que; "A Verdade Liberta" como nos ensina o texto sagrado (Bíblia). Eu lembrava de uma palavra que ilustra um pouco disso, um homem de Deus que caia no mesmo erro.

“E, vendo a jumenta o anjo do SENHOR, deitou-se debaixo de Balaão; e a ira de Balaão acendeu-se, e espancou a jumenta com o bordão. Então o SENHOR abriu a boca da jumenta, a qual disse a Balaão: Que te fiz eu, que me espancaste estas três vezes? E Balaão disse à jumenta: Por que zombaste de mim; quem dera tivesse eu uma espada na mão, porque agora te mataria. E a jumenta disse a Balaão: Porventura não sou a tua jumenta, em que cavalgaste desde o tempo em que me tornei tua até hoje? Acaso tem sido o meu costume fazer assim contigo? E ele respondeu: Não.” (Números 22:27-30)

Então é assim que acontece muito, Deus usa o Bispo, o Pastor, o obreiro, a obreira, o Amigo, a Amiga, o Pai, a Mãe, até mesmo uma criança, para tentar alerta a pessoa, para que ela saia do caminho da vaidade, e volte a ser humilde, porém as pessoas mesmo dentro da igreja, não tem sido sinceras nem com Deus, nem tão pouco com sigo mesmo, e ficam igual o profeta Balaão, mesmo Deus usando um jumento, ficou difícil dele enxergar que era Deus falando com ele, então a pessoa prefere bater (tem palavra que são piores que um tapa), tratar mal, gritar ou ignorar a palavra que vem de Deus para alerta ela.

O alerta é ! cuidado com a vaidade é um dos frutos da carne, que mais tem trabalhando para levar pessoas para o inferno, pois seu veneno é sutil, um dos sintomas é não aceitar a repreensão seguido de EU SEI... enfim até quando Deus fala a pessoa ignora os conselhos de Deus, porque "ela tudo sabe..." cuidado o diabo também sabe de tudo... pergunta a bíblia pra ele entre outras coisa... mas veja aonde ele está, e a intenção dele, é levar mais com ele. Um conselho ? se é que você aceita... viva essa palavra. Mateus 5.3 ao 12.

by Nelsinho Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não se incomoda a servir...

  Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45 O verdadeiro...