sábado, 24 de agosto de 2013

Piriguete... eu?!


Tudo em você é uma forma de comunicação: o que você veste, como você se porta, o tom da sua voz, o seu espaço no local de trabalho e por aí vai. O que você acha que é  mais convincente: o que você vê ou o que você ouve?
Daí você já pode perceber que não adianta ficar falando aos quatro ventos que você ama limpeza e organização se, na sua mesa do escritório, tem até casca de banana e você não acha nada quando precisa. O que você passa com sua imagem e atitudes fala muito mais alto do que qualquer coisa que você diga.
Claro que não estou dizendo que é certo julgar as pessoas pela aparência, mas sejamos honestas: você contrataria uma assistente que aparece no seu escritório como quem acabou de levantar da cama? Despenteada, com a roupa cheia de bolinhas e com um hálito de dragão? Acho que não…
Tive uma funcionária que era uma mãe e esposa muito dedicada, não só com o bebê e o marido, mas também com sua casa. Mas a dedicação dela se resumia apenas aos outros. Ela esqueceu de si mesma e começou a andar tão mal vestida e com o cabelo que mais parecia uma vassoura de piaçava que todo mundo pensava que ela era desleixada. Claro que tive que chamá-la e alertá-la quanto à sua aparência, pois ela era ótima e, portanto, tinha que parecer ótima.
De início ela ficou meio constrangida e até um pouco brava, mas depois ela foi se olhar num espelho de corpo inteiro e voltou bem envergonhada e disposta a mudar aquela situação. Lembro-me de que ela comprou uma saia, um tamanquinho, um tricô leve e um cinto. No outro dia ela chegou com seu novo look e deu um jeito nos cabelos, que eram de um cacheado lindo por sinal. Todo mundo a elogiou, até os clientes, e finalmente as calças-bailarina, os moletons do marido e os tênis encardidos foram aposentados. Foi muito legal, pois ela começou a passar a imagem de quem ela realmente era: competente!
Para ilustrar, fiz uma listinha para que você não passe uma mensagem errada sobre si mesma aos outros
  • Use sempre roupas e sapatos limpos e bem passados. Não adianta estar com roupas caras se estiver toda desalinhada;
  • Em dias de chuva, use capa de chuva e guarda-chuva! Não sei o que as pessoas têm contra eles… Use também um calçado impermeável (tem umas galochas lindas) e leve outro para trocar no trabalho. Ficar toda suja e molhada só porque está chovendo não é desculpa;
  • Mantenha seu local de trabalho limpo e arrumado, seja ele qual for;
  • Invista na sua saúde bucal. Gente coberta de grifes dos pés à cabeça e com sorriso amarelo ou dentes precisando de tratamento não combinam. Do mesmo jeito que você não quer vestir qualquer jeans, não vá a qualquer dentista. Nesse tipo de coisa não dá para querer economizar;
  • Não vista nada no estilo “piriguete”, a não ser que você queira ser confundida com uma.
Se você não sabe o que é estilo piriguete, aqui vão algumas regrinhas:
  • Blusa-o-defunto-era-menor: curta demais, mostrando a barriga
  • Calça-cintura-salário-mínimo: tão baixa que não cobre o “cofrinho”
  • Microssaia-sobe-e-desce: um passo, um puxão para baixo, um passo, um puxão para baixo…
  • Decote-raimundo: tão enorme e tão profundo
  • Camisa-ausência: parece que está sem de tanta transparência
  • Sutiã-tô-aqui: vive aparecendo. Pior que esse só o sutiã-sumiu, aquele que ninguém sabe, ninguém viu (porque a pessoa está sem!)
  • Camiseta-ainda-sou-criança: com personagens infantis ou com frases “engraçadinhas”
  • Sapatos-pata-choca: o salto é tão alto que ela não consegue andar, só dá pra arrastar os pés pra frente e olhe lá. O duro é sincronizar a arrastada com o puxão na microssaia, tem que ter muito treino! A dica para usar salto é: treine em casa. Se você pega ônibus ou tem que andar muito até o trabalho, vá com um sapato baixo e confortável e, chegando no trabalho, coloque o salto e seja feliz!
  • Unhas-Zé-sou-eu: imensas e pintadas de verde-incrível-Hulk, azul-avatar ou  amarelo-dor-de-barriga, que deixam o Zé do Caixão no chinelo
  • Madeixas-platinadas-só-que-não: cabelo loiro-luz-do-sol com raízes preto-noite-sem-luar. Se você não tem condições de ficar retocando a tintura a cada mês, não faça mudanças radicais no cabelo. Prefira algo mais fácil e barato de manter.
Em outras palavras: a piriguete precisa aparecer mais do que todo mundo junto e, por isso, sempre ganha o troféu sem-noção-no-ambiente-de-trabalho!
Patricia Lages

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não se incomoda a servir...

  Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45 O verdadeiro...