terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Ser moderado é ter equilíbrio

Pedro , discípulo de Jesus , foi um homem muito abençoado, mas só depois que recebeu o Espírito  Santo. Antes disso, ele ainda deu muito trabalho para o Senhor Jesus ( risos ) . E entre todos os seus defeitos , acho que o que era mais marcante em minha opinião é claro ,  era a sua falta de moderação , ou seja , o seu exagero. Podemos observar claramente nesse versículo como ele era uma pessoa exagerada :

“ Disse-lhe Pedro: Nunca me lavarás os pés. Respondeu-lhe Jesus: Se eu não te lavar ,não tens parte comigo. Então, Pedro lhe pediu : Senhor , não somente os pés ,mas também as mãos e a cabeça.” ( João 13.8-9 )

O que acontece nesse versículo , é que Jesus querendo ensinar os seus discípulos a serem humildes pôs-se a lavar os seus pés , mas Pedro de pronto questionou a sua atitude não lhe permitindo lavar os pés , mas quando Jesus disse que não teria parte com
Ele se não lavasse , ele quis que lavasse não só os pés mas a cabeça e as mãos também.
Conseguem perceber o exagero nisso?  Primeiro ele não queria deixar lavar , depois queria que lavasse demais ( risos )

Em outro capítulo de sua vida , um pouco antes de Jesus ser levado a morte ele cometeu outro exagero. Jesus já tinha explicado aos seus discípulos que tinham que morrer pelos nossos pecados , justamente para que eles não ficassem revoltados contra as pessoas que o açoitariam e matariam e não se rebelassem contra eles. Até que quando chegou a hora da palavra se cumprir , e quando os soldados foram buscar Jesus para prender , Pedro se manifestou :

“Então , Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote , cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco. Mas Jesus disse a Pedro: Mete a espada na bainha ;não beberei, porventura , o cálice que o Pai me deu?” ( João 18. 11 )
Em outras palavras Jesus estava dizendo “ Pedro eu já não te disse que é necessário eu passar por isso ? Porque está agindo dessa forma? Guarda essa espada e para de fazer besteira “          ( risos )
Através do seu exagero , Pedro acabava sendo impulsivo , fazendo e falando coisas que não deveria.
Nós enquanto servos de Deus , não podemos agir da mesma forma. Temos que ser pessoas moderadas , pois como Salomão já dizia em Eclesiastes  no capítulo 7 e versículo 15 , como título para que ficasse bem em destaque :

“ A moderação em tudo é boa “

Acredito que se a moderação não fosse uma coisa boa , não seria citada na bíblia. Ser moderado é como ter equilíbrio, não ser muito uma coisa ou outra , é ter um pouco de cada entende? Por exemplo não ser uma pessoa sentimental , mas também não ser insensível , não ser uma pessoa séria , mas também não ser brincalhão demais, não ser demasiadamente santo , mas também não tolerar o pecado. É Tipo isso , tipo ter um pouco de cada coisa em você .

Não somos perfeitos , portanto estamos sujeitos a falhas a todo momento. Por isso não temos que ficar cobrando uma santidade excessiva de nós mesmos e nem viver da forma com que achamos que devemos ( em pecado ) . Somos pecadores mas não vivemos no pecado , há uma grande diferença nisso.

Analise se tem sido uma pessoa moderada ou exagerada e reveja os seus conceitos e  mude no que for preciso. Leia Eclesiastes 7.15 , onde fala a respeito da moderação tenho certeza que Deus vai falar com você.


Obs : Antes de ler Eclesiastes ,procure em um dicionário o significado de moderação e vai ver que tudo faz sentido .

By : Mara Cristina 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Humildade para viver em comunhão

  Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. João 13:16 De...