domingo, 1 de junho de 2014

Você é capaz de fugir das tentações?


Eles mantinham um casamento sólido, de décadas. Vivenciaram dificuldades, tristezas, perdas, vitórias e a vida da família Camargo virou até filme. Mas, o que parecia ser um mar de alegrias e superação, na verdade, nem era tanto assim, pelo menos para um dos integrantes da família, Zezé Di Camargo.
Com a separação de Zilu, também vieram à tona problemas antigos de casos extraconjugais, relatados por ela recentemente a uma revista semanal. De acordo com Zilu, essas histórias sempre chegavam aos seus ouvidos, mas ela preferia não levar muito a sério, até que uma delas, revelando que o ex-marido mantinha um relacionamento “sério” com outra mulher, foi o estopim.
Ainda segundo Zilu, ela ficava triste, mas tinha a segurança de que o “elo entre eles era mais forte”. Só que não foi.
Veja que as tentações estão em todos os lugares e por toda a parte. Basta você cobiçar algo que não é seu; olhar para alguém comprometido com “segundas intenções”; comer “desesperadamente”, sabendo que não deve, porque está de regime; ou fazer algo que é contrário aos seus princípios, à sua fé. As ligadas à vida amorosa, então, são ainda mais latentes, afinal, basta olharmos ao redor que logo encontraremos uma série de incitações à infidelidade, ao sexo sem nenhum compromisso, entre tantas outras.
Entre as celebridades parece algo corriqueiro. Obviamente que a exposição e o assédio são muito maiores na vida delas do que na de uma pessoa comum. Infelizmente, elas acabam ficando mais vulneráveis. Contudo, nada justifica agir de forma desonesta com o parceiro.
A verdade é que, se formos enumerar, faltará espaço para listarmos todas essas tentações.
Falta de vigilância
Foi exatamente pela própria cobiça e falta de vigilância que a autônoma Tamy Napoles, de 26 anos, acabou agindo de uma forma contrária à própria crença. Ela e o marido, na época namorados, bem que tentaram se resguardar até o casamento, mas acabaram se relacionando sexualmente antes do matrimônio.“Por causa disso, nos casamos rapidamente, mas as brigas se tornaram constantes. Afinal, não estávamos preparados. Pouco a pouco, fomos deixando de lado nossos princípios e, quando nos demos conta, estávamos fazendo uma série de coisas contrárias aos nossos valores, ou seja, as tentações vieram e nós não estávamos suficientemente fortes para negá-las. Nessa época, me tornei agressiva, ciumenta, com baixa autoestima. Insatisfeita com a vida, até fumar maconha, eu fumei. Tudo para me sentir um pouco feliz e esquecer os problemas”, diz a jovem, que hoje garante ter encontrado forças em Deus para mudar.
No caso do jovem Vinicius Gaeta, de 21 anos, a situação enfrentada foi outra. Ele sempre teve um bom comportamento, porém, num determinado momento de sua vida, começou a se rebelar e se deixar levar pelas tentações e ilusões do meio em que vivia.
“Sempre frequentei a Universal, porém, na minha adolescência, comecei a me deixar levar pelas influências negativas e pelas amizades. Nervoso, por qualquer coisa eu já me transformava, dava socos na parede, principalmente em casa, com os meus pais. Quando eles não deixavam eu sair ou fazer algo de que gostava, sentia muito ódio; fui nutrindo isso contra eles, me deixando levar, até sentir o desejo de matá-los”, revela.
Um dia, porém, Vinicius quase fez essa grande besteira. “Uma noite estávamos jantando. Levantei-me da mesa e fui até o armário para pegar uma faca. Com ela nas mãos, veio um pensamento: ‘agora é a sua chance de matá-los, aproveita, é uma facada só e eles nem vão perceber’. Ao mesmo tempo, veio outro pensamento, que dizia: ‘não faça isso, você vai destruir a sua vida!’. Obviamente, que decidi não cometer aquela loucura, veja que ao mesmo tempo que fui tentado a fazer uma besteira, também decidi não cometê-la. Desde então, me apeguei a Deus, que me deu novos pensamentos e ideias e, hoje, graças a Ele, amo os meus pais e vivemos muito bem”, finaliza o jovem, afirmando que em sua casa há paz e harmonia.
Para o escritor e palestrante Renato Cardoso, há quatro razões de as tentações se fazerem presente na vida das pessoas. São elas: orgulho, dinheiro, homem/mulher (sexo oposto) e emoções.
Assim, é preciso ficar atento a esses fatores, pois não são apenas os maus que tropeçam e caem. “Eu já vi muita gente boa cair. Bons maridos que viraram maus, bons casamentos terminados em divórcio, bons empregos perdidos, boa fé transformada em ceticismo cínico e muito mais”, explicou, advertindo a todos que tenham muito cuidado.
O fato é que as tentações são inevitáveis, porém cabe a nós dominá-las, fugir delas, não confiar na própria capacidade ou na própria força. Porém, muitos têm caído alegando que a carne é fraca. Sim, a própria Bíblia afirma isso, mas ela também diz que o espírito está pronto. Mas para ele estar forte, é preciso alimentá-lo e optar por seguir a razão, como explica o Bispo Edir Macedo. “Quando ouvimos a voz do Espírito Santo, que é a Palavra Dele, estamos investindo em nosso futuro e, quando fazemos isso, vivemos uma vida disciplinada. Porém, se eu fizer o contrário, dou vazão às inclinações do meu coração, porque ele quer entretenimento, satisfação, então vou colher os frutos da desobediência”, aconselha.
Por Ivonete Soares 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua conduta é irrepreensível ?

  O qual confirmar a também até ao fim, para ser irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo. 1 coríntios 1;8  Significado de irrepr...