terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jovens: Jovem com personalidade forte


Esta semana estava a ouvir umas jovens a falarem sobre o que é ter o caráter forte.

Quando alguém fala com intrepidez e faz valer a sua opinião, outros consideram essas atitudes parte de um caráter forte. Mas vejamos se é realmente com exemplos rotineiros…
Uma pessoa erra no trabalho, a outra logo aproveita o erro dela para “colocar moral” e fazer valer a sua vontade sobre essa pessoa ou faz questão de expor o erro da pessoa só para se sentir e mostrar mais eficiente , afinal a outra pessoa não vai falar nada porque está errada. Será isso um caráter forte?
A pessoa fala alto e impõe as suas ideias o tempo todo, será isso um caráter forte?
Num grupo existem muitas opiniões e pensamentos diferentes, mas a jovem só aceita como certa a opinião dela. Será isso um caráter forte?
Ou para “disfarçar” até tolera as ideias diferentes mas dentro dela não aceita nem se faz flexível. E se aquela ideia mais tarde não sai, como deveria sair, então vem o ataque e o famoso: “Eu disse-te!”
Será isso um caráter forte ou uma escravidão aos sentimentos?!
Um caráter/personalidade forte é uma definição que não se altera com as circunstâncias interiores e/ou exteriores mas com decisões tomadas pela razão.
Se eu defino que vou ser fiel, não são as tentações que me vão fazer mudar a minha definição.
Se eu decido entregar a minha vida a Deus, não são acusações nem zombarias que me vão fazer abandonar a minha decisão.
Um caráter forte obriga a usar a razão, mas quem que vive pelas emoções e sentimentos é fraco.

Sílvia Alvarenga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morrer para o mundo e viver para Deus

  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de...