sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

10° Mandamento para a Felicidade



Não desejarás a vida amorosa do teu próximo

Emprestamos do décimo mandamento da lei de Moisés diz: "Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo."

Um dos grandes males da vida amorosa é a inveja, o ciúme, e as comparações.

Uma coisa é ter um referencial; outra coisa é você querer que aquela pessoa seja igual a outra. Um grande exemplo disto, é quando vem a comparação com aquilo que a pessoa que do relacionamento anterior fazia de bom... que a atual não faz. Um grande erro, afinal você pode até gostar daquela atitude... porém lembra que não deu certo, mesmo com essa atitude que ele ou ela tinha?!

Nisto a pessoa se perde... e começa a jogar na cara da outra, que o ex namorado era romântico e ele não é... ou que a ex namorada deixava ele jogar futebol e ela não gosta que ele jogue.

Em outros casos a pessoa olha para o namorado ou marido da amiga, e enxergar nele um referencial, ou o homem enxergar na namorada ou esposa do amigo enxerga nela um referencial, é como uma frase que diz; "A grama do vizinho é sempre mais verde..." a pessoa passa a acredita e comparar que tudo que acontece no relacionamento do amigo ou amiga é perfeito, que eles não brigam, não se desentendem, que ele é melhor que o namorado ou marido dela, ou ele que pensa que a outra é melhor que sua namorada ou esposa.... aí ambos apontam o dedo para o outro  dizem: Você deveria ser igual a (esposa do meu amigo) e ela diz: você deveria ser igual o (marido da minha amiga).

E Se não tomar cuidado virá uma bola de neve que cresce e cresce e cresce... pois na mente a pessoa começa a admirar até demais, como o corpo, ela tem um corpo mais lindo que da minha esposa... (vou mandar minha esposa fazer academia) Ele tem um corpo musculoso que me agrada tanto... (vou mandar meu marido fazer academia)

Enfim, coisas pequenas que podem ser resolvidas, mas não dessa maneira. As pessoa se esquecem de algo fundamental, o ser humano tem um poder gigantesco de adaptação, coloque ele no Polo Norte vai se adaptar, coloque ele no Deserto vai se adaptar, como um casal não pode se adaptar ? Quando ambos ao invés de buscarem soluções juntos, unidos, ficam jogando a culpa no que o outro não tem, ou que deixa de fazer, ficando com inveja de quem tem um parceiro ou parceira que faça, e vivem a perder tempo em comparar.

O que leva um casal ou até um solteiro a viver comparando ou invejando outros casais ou pessoas ? O pensamento... tudo começa no olhar em seguida vai parar no pensamento. Se você olhar muito para algo ou alguém, você pode acabar desejando aquilo, ou ser igual aquilo que seus olhos vêem e seu coração passa a desejar. O caso do Rei Davi, no dia que ele deixou de ir para guerra, e ficou no seu palácio atoa, que viu  Bate-Seba era uma mulher formosa.A sua beleza atraiu os olhos do rei Davi quando este se encontrava no alpendre do palácio e ela se banhava no jardim da sua casa. Eis aí o quadro perfeito para o início de um adultério já que ela era casada com Urias um dos servos de Davi que foram para batalha.

Outro exemplo na bíblia é o de Jó, Fiz aliança com meus olhos; como, pois, os fixaria eu numa donzela? Jó 31,1

Jó entendeu, que se olhasse fixamente para algo que seu coração iria desejar, acabaria pecando... assim como fez o Rei Davi na palavra acima, então sabiamente ele logo fez uma aliança com os olhos dele, no caso não vou correr o risco ! Muitos não tem esse discernimento, essa sabedoria, e ficam olhando para trás... no que o outro... ou a outra fazia... ou olhando para o lado vendo o que a pessoa amada do amigo ou amiga faz... enfim, teus olhos estão te levando a pecar, a ter inveja do que os outros tem.... ou de começar brigas por comparações... e se não parar cai como Davi caiu, pois fixou os olhos dele naquilo que nem era para ele olhar.

O solteiro deve também se analisar, chega de olhar para trás, as vezes você ainda está sozinho(a), porque deseja alguém com características semelhantes de alguém que você amou muito, ou de alguém que conhece, namorado de uma amiga, namorada de um amigo, esposa de um pastor, ou a mulher que quer um namorado parecido com o pastor... pare com isso já ! até porque todos nós temos defeitos, seja quem for ! com títulos ou sem títulos, com fama ou sem fama, você tem que saber o que você quer para si, e não aquilo que os outros tem... ou o que você já teve. Pare de comparar, pare de invejar, pare de construir príncipes ou princesas encantadas, viva a realidade, e não seja escrava de pensamentos errados.

As vezes você comprometido, tem alguém maravilhoso ao seu lado, só basta abrir os olhos para isso, se adaptar a realidade que pode ser melhor do que você imagina, basta você tentar entender que ninguém é igual, todos tem defeitos e qualidades, assim como você olha para o que um dia teve... ou que alguém tem... pense... talvez alguém hoje gostaria de ter o que você tem e não valoriza.

O solteiro a mesma coisa, quantas portas você fechou, sem nem  ao menos tentar fazer dar certo, por olhar apenas para os defeitos e comparar as coisas boas que outras pessoas tinham que essa não tem... você também tem defeitos, e a pessoa te aceitou assim mesmo, estava disposta a tentar... ta na hora de olhar pra frente e não para trás, nem para o lado, afinal a vida dos outros estão indo e você ta ficando e só...

by Nelsinho A. Quintanilho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A sua palavra tem valor ?

  Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Hebreus 6:13 No passado como...