quarta-feira, 11 de março de 2015

Quadrinho polêmico ensina crianças a se enforcarem


Em 10 anos, suicídio infantil aumentou 40% no Brasil


“Como se enforcar” é o título de um quadrinho publicado em uma página da internet que estimula o suicídio. O desenho mostra o passo a passo de uma menininha ensinando a fazer o nó em uma corda para se enforcar.
O quadrinho segue em sequência e, no fim, aparece a criança pulando do banquinho e morrendo com a corda no pescoço. O que chama atenção é que a garotinha aparece sorrindo nas imagens, como se estivesse fazendo realmente algo bom.
Apesar do aviso com letras minúsculas no rodapé do desenho – “Não façam isso, crianças” –, os internautas criticam a intenção do site. 
Suicídio Infantil
O suicídio na infância e pré-adolescência tem crescido significativamente nos últimos anos, no Brasil. De acordo com dados do Mapa da Violência, do Ministério da Saúde, de 2002 a 2012 houve um aumento de 40% da taxa de suicídio entre crianças e adolescentes com idade entre 10 e 14 anos. Já na faixa etária de 15 a 19 anos, o crescimento foi de 33,5%.
Enquanto a cada suicídio adulto há de 10 a 20 tentativas que não terminam em morte, no infantil, são estimadas 300 tentativas para um suicídio consumado. Grande parte das vítimas têm quadros associados à depressão.
Com a entrada cada vez mais precoce das crianças no mundo virtual, os pais devem sempre ficar em alerta ao que os filhos visualizam. Muitas páginas podem expor a criança ao pensamento de querer “solucionar” com a morte algum problema temporário que esteja enfrentando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Morrer para o mundo e viver para Deus

  Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de...