segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Alergias sazonais e crónicas


As alergias em geral são respostas exageradas do nosso sistema imunológico a substâncias estranhas ao organismo.
Ou seja, é uma hipersensibilidade a um estímulo externo específico e pode verificar-se de forma crónica ou apenas em determinadas alturas do ano.
Quando os sintomas mais comuns se tornam recorrentes é de extrema importância consultarmos um alergologista e efetuarmos os exames específicos.
Existem exames que determinam a que substâncias reagimos e também já é possível uma avaliação de intolerância alimentar.
Mas quais são os sintomas mais frequentes?
– Irritabilidade na garganta ou boca;
– Comichão nos olhos e nariz;
– Pressão nos ouvidos;
– Tosse seca;
– Espirros constantes;
– Manchas avermelhadas na pele;
– Dificuldade em respirar pelo nariz;
– Diminuição do olfato.
Caso alguns, ou todos estes sintomas sejam frequentes, em especial na primavera ou outono, existe a possibilidade de reação alérgica que, sem dúvida, deve ser observada pelo alergologista ou imunoalergologista.
Uma vez a origem da alergia ter sido devidamente identificada, será prescrito o tratamento adequado.
Em diversos casos, em especial nas alergias crónicas, o tratamento passa por vacinas específicas que combatam a substância que dá origem às reações alérgicas.
Não se automedique, não recorra ao médico apenas quando já não consegue suportar os sintomas, como por exemplo a falta de ar.
Se lhe foi diagnosticada uma alergia sazonal ou crónica, procure o especialista, siga o tratamento até ao final e elimine do seu dia a dia os possíveis focos das substâncias a que é alérgico.
Um ambiente sempre limpo, uma casa arejada, roupas sem “pelo”, o cuidado com as tintas que se aplicam no cabelo e com a alimentação que se faz, são algumas dicas comuns a qualquer tipo de alergia, no entanto, e dependendo dos resultados dos exames efetuados pelo alergologista, poderão existir outros cuidados que deve observar para evitar as crises alérgicas.
Invista em si, cuidando da sua saúde!

Artigos de: Bárbara Filipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Só não se incomoda a servir...

  Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. Marcos 10:45 O verdadeiro...