quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Os Quatro Inimigos


Quando se fala de inimigo o que te vem à cabeça? Aposto que pensou em todas as pessoas que querem o seu mau ou gostam de atrapalhar a sua vida, a vizinha fofoqueira, a amiga invejosa que quer ter tudo que você tem, o parente rico que adora mostrar que pode muito mais do que você... Mas espere! Não é esse tipo de inimigo que estou falando. Os inimigos que quero retratar hoje aqui moram dentro de você, e são extremamente perigosos. 

Quando recorremos há um dicionário e procuramos o significado da palavra inimigo, dentre muitos, encontramos este: "com quem se anda em guerra". Existe guerra maior do que a que você vive dentro de você? Nenhuma guerra é capaz de nocautear tanto uma pessoa como a guerra interior. Pois se o interior não está bem o exterior é prejudicado, e não ao contrário. Mas o que faz parte do seu corpo e que pode prejudicá-lo tanto? Vejamos a seguir:

 1-Seus olhos:

"Os olhos são a lâmpada do corpo. Portanto, se teus olhos forem bons, teu corpo será pleno de luz. Porém, se teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em absoluta escuridão." (Mateus 6.22-23) 

São os teus olhos que determinam quem você é e onde vai passar a eternidade. Ter bons olhos é sempre olhar o lado bom das pessoas independente de quem elas sejam. Se você olha torto ou atravessado para alguém , se você julga, critica ou desdenha com um simples olhar, teus olhos estão sendo maus, e seu corpo está em trevas, logo, por isso ele não poderá entrar no reino dos céus, que é luz.

2-Seus ouvidos:

Tanto a obediência como a desobediência começa primeiro pelos ouvidos. Assim como seus olhos, seus ouvidos tem a função tanto para o bem, quanto para o mau. Adão desobedeceu a Deus porque ouviu Eva que ouviu a serpente. Faraó teve seu filho morto, porque não ouviu o recado de Deus através de Moisés. Deus ficou durante anos sem falar com Israel, porque o povo não dava mais ouvido a sua voz. Todas essas situações aconteceram porque não ouviram a voz de Deus, ou ouviram vozes erradas. Por isso a única forma de entrar no Reino dos Céus é conhecendo a voz de Deus, pois sabendo distingui-la das outras vozes, saberemos quem ouvir. 

“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas, e as traz para fora. E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.”(João 10:2-4)

3-Sua mente:

A mente é tão poderosa quanto os olhos e os ouvidos. Ela é o resultado na verdade da ação dos dois. Jesus exprimiu todo o seu poder, quando falava a cerca do adultério:

“Eu, porém, vos digo, que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela”(Mateus 5:28)

A mente é tão poderosa, que podemos pecar sem mesmo ter feito nada fisicamente. Os maus pensamentos, cobiça, rebeldia e a preparação para o pecado, tudo acontece na mente. Esses são os dardos inflamados que o diabo joga em nós e se aceitamos caímos em suas ciladas. A maior investida dele hoje em dia é na nossa mente, porque quando ele consegue dominar a nossa mente, já nos dominará por completo.

4-  Coração:

Esse é o último inimigo, mas não menos importante. Acho que posso até dizer que é o maior de todos os quatro. Pois, é pelo coração que as pessoas se magoam e morrem por um câncer, e pelo coração que adolescentes se entregam a paixões desenfreadas e quebram a cara, resultando um filho para criar,é pelo coração que fazemos as piores escolhas de nossas vidas, é o coração que grita e clama pelo pecado , pois ele representa a nossa natureza carnal. E se não vigiarmos dia a dia com ele, nos derruba e nos faz perder essa guerra. Por isso o sábio Salomão disse:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.(Provérbios 4:23)

Guardar o coração significa não dar o que ele pede, se preservar de seus desejos e vontades para ser recompensado no futuro. Toda vez que pecamos é porque não guardamos o nosso coração e as fontes de vida que ele poderia de dar estão sendo eliminadas através do seu mau uso.

Olhos, Ouvidos, Mente e Coração, quatro coisas tão importantes em nossa vida e que serão responsáveis pela nossa salvação ou perdição eterna. Por isso jamais se esqueça de : Ter bons OLHOS, OUVIR as palavras de Deus, vigiar em sua MENTE e GUARDAR o seu coração.

O segredo para vencer essa batalha interior e cumprir essas quatro regras essenciais, é, e sempre será, ter uma vida com Deus e vigiar no mínimo umas 25 horas por dia! Porque quando estamos ligados com Deus, os nossos inimigos interiores ficam submissos as suas vontades e se tornam participantes da nossa vida com Ele. É como dizem que até o que era pra dar errado dar certo , por intermédio de suas mãos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Devemos Sempre Falar a Verdade?

  Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é procedente do mal. Mateus 5:37 O(A) verdadeiro(a) servo(a) de D...