sábado, 11 de junho de 2016

Deus exigiu de Abraão 3 tipos de sacrifício. Saiba quais são



Quando Deus chama alguém para tornar-se Seu parceiro, é para transformá-lo em uma verdadeira bênção neste mundo perdido. E significa que esse alguém será tão abençoado quanto Abraão e um referencial da Sua glória para todas as gerações. Mas a parceria com Deus envolve muito mais do que simplesmente dizer "eu aceito Jesus como Salvador". A parceria com Deus exige o sacrifício da entrega total e incondicional, a exemplo de Abraão.
Obviamente, uma parceria com Deus não é constituída sobre os mesmos termos que as dos seres humanos. As desse tipo também têm as suas regras, mas essas nunca são incondicionais. Nem nos casamentos nem nas sociedades em geral as alianças são incondicionais, porque o ser humano é falho. Mas, quando o pacto é feito entre o ser humano e Deus, não pode ser condicional, pois é tudo por tudo. É tudo de Deus por tudo do ser humano. É o termo estabelecido pelo Senhor.
Observam-se 3 tipos de sacrifício exigidos por Deus no pacto feito com Abraão:
Primeiro: sair da própria terra. Isso era muito raro naqueles dias. Somente os fugitivos ou os fracassados deixavam tudo para trás e se aventuravam numa nova terra. Significava renunciar a todo o patrimônio imobiliário.
Segundo: deixar a parentela. Tratava-se de abandonar a tradição religiosa, tão significativa naqueles dias.
Terceiro: deixar a casa dos pais. Significava renunciar às responsabilidades de liderança familiar deixada pelo pai. Em compensação, a promessa de Deus para Abraão era perfeita e completa. Deus exigiu três atitudes de fé e lhe retribuiu com sete bênçãos: Primeira: De ti farei uma grande nação. Segunda: E te abençoarei. Terceira: E te engrandecerei o nome. Quarta: Sê tu uma bênção. Quinta: Abençoarei os que te abençoarem. Sexta: E amaldiçoarei os que te amaldiçoarem. Sétima: Em ti serão benditas todas as famílias da terra.
Observa-se que a primeira promessa a Abraão foi a garantia, não de um filho apenas, mas, de uma grande nação. O maior sonho de Abraão era ter um filho. Um único filho já era suficiente para fazê-lo plenamente feliz. Mas, quando se faz um pacto com Deus, a realização dos sonhos vai muito além de tudo o que se imagina ou deseja.
É claro que a realização de todos os sonhos vindos da parte de Deus não acontece de um dia para o outro. E é justamente aí que está o segredo para a obtenção das bênçãos Divinas: a fé perseverante. O outro segredo de Abraão foi a sua persistência. Esperando contra a esperança, ele creu que as promessas de Deus iriam se cumprir, cedo ou tarde, independentemente de quaisquer circunstâncias. Ele não abandonou a fé naquelas promessas mesmo vendo que ele e a esposa estavam envelhecendo. E isso é o que faz a diferença entre cristãos e cristãos.
Muitos dizem possuir a fé cristã e até a exteriorizam mantendo frequência na igreja, mas, no íntimo, há muito tempo já desistiram de perseguir os seus sonhos da fé. Isso não aconteceu com Abraão. Ele creu, a despeito da visão física, porque Aquele que fez a promessa era e é Espírito. E para o Espírito de Deus não há limites, nem mesmo a carne envelhecida.
(*) Texto extraído do livro "Mensagens do bispo Macedo"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paciência: até onde você tem?

  Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. Hebreus 10:36 Quando a...